DECLARAÇÃO DO ARTISTA
Cristina Maya Caetano é portuguesa, nasceu em Angola, viveu alguns anos em Moçambique (ambas antigas colónias portuguesas em África) e atualmente vive em Portugal entre as cidades de Aveiro e Pinhel.
A Cristina possui uma vasta experiência profissional, passando por Docente, Agente de Desenvolvimento, Diretora de Serviços, Técnico Superior de Planeamento Regional e Urbano.
Cristina é escritora, artista plástica, ilustradora, poetisa e até 2010 usou Cristina Maia Caetano como nome artístico. Publicou o seu primeiro livro “Conhecer o Teatro em Moçambique” em 2004. Baseado na sua tese de mestrado, foi o primeiro livro sobre teatro em Moçambique a ser publicado, tendo sido também colocado à venda em Moçambique. Em 2011, com base neste seu Livro, é convidada a publicar um artigo na revista Identidades N. 3, no Brasil.
Foi colunista do Jornal Abrantes; Diário de Aveiro; Rádio FM Aveiro; Jornais Pinhel Falcão e Raiz Online com a crónica “Ver e Sentir” (2012- 2005). A artista com formação em Teatro, participou também no filme “Teias da Vida” em 2017.
É pintora premiada e participa em importantes exposições no mundo como: Espanha; Alemanha; França; Itália; EUA, Áustria; Escócia; Suécia; Hungria; Inglaterra; Japão; Portugal; Dinamarca; Suíça; Marrocos; Bélgica; Luxemburgo; Ucrânia; Argélia; Índia, Croácia, Argentina, Coreia do Sul. O seu trabalho está publicado em revistas internacionais especializadas e livros de arte, e em (2024) é nomeada “Júri de Portugal” no painel de jurados da exposição internacional “Language of Co-existence, Art” – 10º Festival Internacional de Arte de Geoje no Haegeumgang Theme Museum na Coreia do Sul.
A Cristina adora escrever e os seus temas preferidos são a imaginação infantil e as emoções humanas. Contos de fadas, poesia, histórias infantis e romances surgem na sua obra. A Pintura e a Ilustração emergem naturalmente da sua escrita. Muitas vezes as suas pinturas a óleo nascem de poemas que ela criou e aos quais deu um sopro de auto-existência.
Editou em Portugal dois volumes (A Busca e O Mestre) da sua coleção infantil e marca registada “Fadinha Lótus”, escritos e ilustrados por si com recurso a técnicas mistas. Com a sua coleção Fadinha Lótus, Cristina tem feito apresentações em escolas e em diversas instituições com música e fantoches, que representam as personagens que criou. “O Pequeno Pinguim” e “Continhos de Luz” são outros livros infantis, também ilustrados pela Cristina com lápis de cor, canetas de feltro, pastéis de óleo, acrílicos e eco-lines. Neste momento, a Cristina está a escrever os livros da sua série “Floco Doce”.
Desde 2009 que Cristina participa em eventos poéticos, jornais e revistas de poesia (Portugal, Espanha; Índia/Abu Dhabi), e tem poemas publicados em diversas revistas de poesia e livros de coletâneas poéticas. Alguns dos seus poemas foram publicados em diversas línguas (espanhol, francês, inglês, italiano, alemão) em coleções de poesia em Portugal, Itália e Argentina. Na Argentina, (2022) um dos seus poemas foi premiado, e em Itália (2023) Cristina efetuou prefácios para poetas internacionais e responsabilizou-se pela tradução das poesias para português. A artista pertence ao movimento poético “Movimento Poético de Pinhel”.
Em 2015, com a morte do seu pai, Cristina torna-se cuidadora da sua mãe que sempre apresentara uma saúde frágil. A partir de 2018, a sua mãe piora e Cristina reduz a sua participação nas atividades artísticas para dar lhe mais atenção. Em 2020, a mãe fica demente e depressa acama e, Cristina abandona a arte (aparecendo esporadicamente nomeadamente em atividades ligadas à poesia) para sozinha e a tempo inteiro cuidar dela. Em março de 2024, com a morte da sua mãe, Cristina atravessa uma fase de recuperação mental, física e lentamente retoma a sua profissão artística.
A vocação da Cristina é sensitiva e mora no seu espírito, pretendendo espalhar a espiritualidade e sensibilizar o mundo para a luz e o amor. Os principais temas e foco do seu trabalho consistem na invisibilidade do que está para além da visão humana, num crescimento espiritual constante, consciente da união de tudo e de todos. Para isso, Cristina recorre ao figurativo com análise e estudo preferencial do ser humano, paisagens, simbologias e à natureza com destaque para as flores, plantas, animais e pássaros. Tendo sempre em mente o significado dos “objetos” em estudo aliado ao que ela pretende transmitir, Cristina transforma “o que vê”, no que ela “sente” com os olhos da sua interioridade. A estes “ingredientes” mistura o abstrato com as cores e as suas respetivas mensagens, num harmonioso complemento cromático. Em todo o seu trabalho ela dá sempre um cunho pessoal e único a cada pintura, que ela pretende que se destaque da visível realidade, para permitir a entrada do sonho, da concretização de ideias e para a divulgação e construção de um mundo novo melhor.
Para a Cristina arte é vida, luz, vibração, harmonia e amor. Arte é TUDO!
Tem pinturas suas em coleções particulares, instituições e museus.
EDUCAÇÃO
2019 Estudos “Decoração de Interiores e Jardins” – Escola de Talentos, Aveiro, Portugal.
2014 Formação em “Artenautas do Brincar”, Museu do Brincar, Vagos, Portugal.
2013 Formação em “Escrita Criativa”, DEGEI: Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, Portugal.
2012 Formação em “História da Arte”, Unave – Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
2012 Workshop “fabrico de marionetas”, Museu do Brincar, Vagos, Portugal.
2012/2011 Formação em Teatro e Filme com participação na peça e filme “Teias da vida”, CLAII, Aveiro, Portugal.
2011 Formação em “Ilustração”, Fundação Calouste Gulbenkian, Aveiro, Portugal.
2009 Formação em “Contadores de história do mundo”, CLAII, Aveiro, Portugal.
2003 Mestrado em “Estudos Africanos”, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.
2002 Curso de “Monitora de Artes Decorativas em Madeira”, Lisboa, Portugal.
2001 Curso de Verão “Oficina de artes – pintura a óleo”, Pinhel, Portugal.
2001 Curso de “Monitora de Artes Decorativas”, Lisboa, Portugal.
1998 Pós-Graduação em “Estudos Europeus e Comunitários”, ISCIA, Aveiro, Portugal.
1997 “Estudos Europeus”, Universidade do Porto, Porto, Portugal.
1993 Licenciatura em “Planeamento Regional e Urbano”, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
1991 Um semestre num “Curso de Pintura e Desenho”, pela Universidade de Aveiro – Associação do Conservatório Regional de Aveiro – Calouste Gulbenkian, Aveiro, Portugal.
1985 Faz como aluna externa autoproposta durante as férias grandes, a disciplina de história do 10.º e 11.º da área de humanísticas, sendo ela aluna e apurada para o 12. ano da área de ciências.
1985 Iª Parte do Curso de fotografia, Guarda, Portugal.
ATIVIDADES QUE COORDENOU:
2024 “Júri por Portugal” – membro do painel internacional de jurados da exposição “Language of Co-existence, Art” – 10º Festival Internacional de Arte de Geoje no Haegeumgang Theme Museum na Coreia do Sul. Nesse âmbito, divulgou nos média, organizou e coordenou o cartaz e o vídeo dos seus 22 artistas internacionais “Apresentação do Grupo de Portugal”.
https://www.facebook.com/hggmuseum/videos/2206463483019324
2024-2023 Coordenação “Aulas de artes privadas”, Aveiro, Portugal.
2023 Curador da língua portuguesa e diretor dos prefácios dos autores participantes e do prefácio geral. (em português, italiano e inglês), na antologia TRILOGIA POETICA “ACQUERELLI. AGUARELAS. AGUARELAS”, Edizioni Universum; Capri, Itália.
2017 Coordenou e o vídeo “Interpretação do trabalho da artista pelas crianças” – Galeria AADE, Pinhel, Portugal.
2014 Coordenou, orientou e participou como professora de artes para crianças no projeto de verão “Educura”, São João da Madeira, Portugal.
2014-2010 Coordenou e orientou atividades artísticas e culturais em diversas escolas e instituições portuguesas – “contando, interagindo e promovendo atividades com crianças e professores”, com os seus livros “Fadinha Lótus” (como: Biblioteca Municipal de Pinhel; Museu Brincar; Exposição na Junta de Freguesia de Pinhel; Escolas da Guarda de Belmonte, Marcos de Canaveses, Sabugal)
2013 Coordenou e lecionou aulas de pintura a idosos na “Academia de Saberes” em Aveiro, Portugal.
2006 Coordenou e orientou a exposição “Olhar de Mulher” na Galeria Municipal de Aveiro – pintoras e fotógrafas de Aveiro, Aveiro, Portugal.
1999-1996 Coordenou e orientou diversas atividades culturais na qualidade de Diretora de Serviços da Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
1994 Coordenou e executou projetos como “Agente Cultural” no exercício das suas funções como Vice-Presidente da Associação Licoa, permitindo a recuperação de capelas e igrejas no concelho de Pinhel, (CCR-Coimbra); Pinhel, Portugal.